Cemitério Municipal São Francisco de Paula

Curitiba, Curitiba, Paraná, Brazil

close

Change Your Language

close

You can change the language of the BillionGraves website by changing the default language of your browser.

Apreneu Més
Català
Registrar-se
Total Records
2223
Total Images
1065

My Photo Requests

Not finding what you are looking for?

Make a photo request to let nearby users know who you are looking for. Make a Photo Request

Add Records to Cemitério Municipal São Francisco de Paula

Do you have records from Cemitério Municipal São Francisco de Paula?

Add your records to BillionGraves and make them last forever. Add headstone images Add Other Records

Començar

Get started contributing to Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Use the button below to begin a simple step by step process to get started contributing to Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Començar
Transcribed Records
Untranscribed Images
Flagged Images

Add Records to Cemitério Municipal São Francisco de Paula

Do you have records from Cemitério Municipal São Francisco de Paula?

Add your records to BillionGraves and make them last forever. Add headstone images Add Other Records

Events at Cemitério Municipal São Francisco de Paula

There are no upcoming events scheduled at Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Use the button below to schedule one.
Schedule Event
Schedule Event
close
Step 1: Name your event
Step 2: Pick a date
Step 3: Pick a time

Contribuïdors

More

Imatges

    BG App Imatges    Supporting Record Imatges
1 - 60 navigate_before navigate_next

Images of Cemetery

add

Informació del cementiri

edit

Number of Images

1065

Number of Headstone Records

2175

Number of Supporting Records

48

Description

O Cemitério São Francisco de Paula, mais conhecido como Cemitério Municipal, está localizado à Praça Padre Souto Maior, s/n.º, bairro São Francisco (fone:3313-5781) e é o mais antigo de Curitiba. Até 1853 era chácara do Padre Agostinho Macedo de Lima, que durante 56 anos foi vigário da Catedral Metropolitana, hoje Basílica Menor de Curitiba. Com a emancipação política do Paraná, a proibição dos enterros junto às igrejas foi efetivada. A pedra fundamental foi lançada em 1.º de Dezembro de 1854, pelo primeiro Senador e conselheiro da Província, Zacarias de Góes e Vasconcelos, mas os recursos destinados à construção (1 conto e 900 mil réis) foram poucos e as obras foram interrompidas em 1857, mas concluídas em 1866. Teve como primeiro registro o sepultamento de uma criança de nome Maria, em 1.º de Janeiro de 1883. O Cemitério Municipal São Francisco de Paula é uma espécie de síntese da história curitibana. Foram sepultados nele, por exemplo, os mortos da Revolução Federalista de 1894; nele encontra-se o túmulo da heroína e mártir da crença popular, Maria Bueno, sendo o mais visitado no Campo Santo. Também fazem-se notar os mausoléus, simbolizando os estilos tanto arquitetônicos de várias épocas, quanto marcos da prosperidade da cidade de Curitiba, que florescia no ciclo da erva-mate. Com o objetivo de conferir dignidade ao rito de despedida aos falecidos, a Administração Municipal iniciou um projeto de reestruturação neste Cemitério, através da Assessoria de Projetos Estratégicos da Prefeitura, sob a coordenação do arquiteto Fernando Popp. Tal projeto foi baseado no estudo do comportamento tanto da história da cidade, quanto deste Campo Santo, encaixando-se nos princípios de planejamento urbano adotados em Curitiba, desde a década de 70, com a integração de funções, serviços e respeito à memória em comum. As capelas existentes foram retiradas e o Portal representando Cristo e Anjos, do artista ítalo-curitibano Franco Giglio, foi reaplicado no entorno do novo |Portal de Honra, em escala mais adequada. Tal Portal, visto sob todos os ângulos da Praça, centraliza a entrada, com arcadas laterais, com uma galeria de cada lado, fazendo frente ao muro. Nessas galerias foram construídos o Serviço Funerário Municipal, boxes para alojarem as floriculturas e 3 capelas: Fraternidade Curitibana, São Miguel das Almas e Jesus Ressuscitado. Nas laterais do Portal, no interior do Cemitério, encontra-se a Administração e do outro lado, estão os sanitários, o vestiário, a copa e o almoxarifado. A rua que dava acesso ao Cemitério foi fechada para que este ficasse ligado à Praça.
BillionGraves.com
Cemitério Municipal São Francisco de Paula, Created by cierragunn, Curitiba, Curitiba, Paraná, Brazil